Arquitetos em TI: O que afinal faz este profissional ?

Tem se tornado mais frequente a busca das empresas pelos chamados "Arquitetos" em TI. Mas o que não está claro para muita gente, ainda, é exatamente aonde este profissional se encaixa, quais são suas atividades e que tipos de Arquitetos existem. Falemos um pouco sobre o assunto então, começando na década de 90.

Naquele momento, TI experimentava o começo da Era da Internet. Os mainframes ainda deminavam o mercado, a computação pessoal estava crescendo, mas as empresas ainda torciam o nariz para mudar plataformas e inovarem. Foi a época do downsizing, onde a onda era partir para soluçoes em arquitetura de pequeno e médio porte, baseadas em redes locais. Como até então tudo estava centralizado em uma plataforma única, era fácil seguir um padrão e fazer com que toda a empresa falasse a mesma lingua.
Mas com a diversificação de plataformas, o que se ratificou nos anos 2000, comçou a fazer falta alguém que pudesse determinar, de acordo com a aplicação a ser desenvolvido e o negócio, a arquitetura e o desenho em alto nível das soluções.  Além das equipes de desenvolvimento (com seus analistas, programadores e gerentes), faltava alguém que pudesse enxergar a empresa como um todo, conectasse as aplicações e serviços, tivesse também visão do negócio e desenhasse uma topologia que pudesse agregar valor ao negócio, com o menor custo possível, máxima flexibilidade e facilmente atualizável. Faltava alguém que conhecesse as novas tecnologias a fundo, a ponto de poder escolher as melhores soluções de acordo com as necessidades de negócio. Com o mainframe, nada disso era necessario, ja que quase sempre tínhamos que desenvolver aplicações usando o que estava disponível (quem nunca teve que adequar os objetivos do seu sistema à tecnologia disponível ?).

Com uma estruturação matricial, as empresas quase sempre tinham seus profissionais mais técnicos voltados para suas aplicações. A alta gerencia acabava responsavel pelas decisoes de alto nível, mesmo as de cunho técnico, mas cada vez mais estas decisões precisavam de acompanhamento técnico especializado para serem tomadas.

O Arquiteto é hoje o responsável, em três diferentes dimensões, por executar este papel: Enterprise Architect, Solutions Architect e o Technical Architect. A figura abaixo ajuda um pouco a explicar a área de atuação de cada profissional:



O Enterprise Architect tem um foco maior na estratégia dá empresa, com uma visão de TI como um todo e nos objetivos de negócio. O Technical Architect tem foco maior, obviamente, na tecnologia. É expert em uma ou mais tecnologias, e normalmente suporta o trabalho em alto nível do Solutions Architect e do Enterprise Architect. Já o Solutions Architect fica no meio do caminho. Como é responsável por desenhar soluções e criar alternativas, conhece um pouco de cada coisa, o suficiente pra definir alternativas e propor soluções em alto nível. Claro que as funções destes três tipos acabam tendo vários pontos de overlap. Mas a especialização ajuda a criar profissionais mais bem preparados para nichos específicos. Também é comun um mesmo profissional desempenhar mais de um papel como Arquiteto.

Obviamante, a função de Arquiteto requer não só conhecimentos técnicos. Numa posição estratégica e com relacionamentos com CIOs, CEOs, presidentes e diretores, é necessário que o Arquiteto tenha bem desenvolvido os chamados "soft skills". Entretanto, um conhecimento básico é comunicação. Não estou falando de escrever apenas. Estou falando de ser capaz de comunicar uma idéia, de sintetizar o que pensa e rapidamente apresentar um discurso (Elevator speech). Estou falando de saber falar em público. Obviamente isso não é natural para todos, mas é um diferencial que com certeza fará o arquiteto ganhar espaço e credibilidade. Lembre-se: o Arquiteto equivale a uma posição de liderança muitas vezes, pelo menos num ambito técnico. Portanto, conhecer principios de gestão de pessoas e de projetos, não fará mal algum.

Como me formo um Arquiteto ? Não são muitas as opções atualmente, mas algumas empresas de treinamento já incluiram em suas grades, cursos para formação de Arquitetos. Mas já existem certificações voltadadas para o cargo, e a principal é a do The Open Group (http://www.opengroup.org/), antingamente denominada ITAC e que agora se chama  Open CA (The Open Group Certified Architect). Muito reconhecida no exterior, ainda está engatinhando no Brasil.



Comentários

See what is popular

A sexta-feira mais negra de todas: descanse em paz João Gustavo Santos !

João Gustavo Santos, lembranças são o que levamos desta vida

Cloud o que ?